sábado, 17 de agosto de 2013

O ENSINO DA MÚSICA


MÚSICA SERÁ CONTEÚDO OBRIGATÓRIO NA ESCOLA.

Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.


  

Tive o privilégio de ter um pouco de dom para tocar instrumentos; tenho violino, violão, teclado e flauta doce. Participei da fanfarra municipal 2 anos consecutivos, tocando caixa. Em 2000 na Escola Municipal "07 de Maio" trabalhei com aulas de artes e ensinei alguns alunos a tocar flauta doce. Uma das minhas alunas, Jéssica Ronn, tocou na abertura do Festival de Canção do mesmo ano, o "Hino Nacional Brasileiro", por eu não estar presente, a aluna teve a companhia da diretora da escola.
    Em 2011 tive o privilégio de estar novamente  com  crianças/alunos maravilhosos que demonstraram interesse e empenharam-se para aprender  tocar a flauta doce. Foi aí que surgiu o segundo grupo de alunos a tocar a flauta doce na Escola Municipal  "7 de Maio".  
  Em Dezembro do mesmo ano, na última reunião de Pais e Professores foram tocadas algumas das musiquinhas ensaiadas, como: "Cai, Cai Balão", "Atirei o pau no gato" e "Noite Feliz".
   Em 2013 mesmo estando na função de coordenadora na escola juntamente com a diretora Luci Vani L. Pastro, continuei tocando e ensaiando com as alunas Amanda Campos, Kauany Pauli, Kamilla de Oliveira e com a participação também, da nossa amiga Leidimara Cao (Zeladora da escola). 
  A convite da Secretária de Educação Rozilma C. Lorenzetti  e da Acessora pedagógica Dilma, tocamos o HINO NACIONAL BRASILEIRO na abertura da CONFERÊNCIA CONAE 2014. Fiquei satisfeita ao concluir meu trabalho e poder compartilhar com a comunidade Juruenense o grupo de flauta doce tocando.     O ensino da música  é de grande riqueza para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

O grupo dos flautistas na escola está aumentando, as crianças estão com bastante interesse. Isso me faz acreditar ainda mais que o ensino da música é importante e que meu trabalho teve bom resultado.

  "Outros músicos virão e se apresentarão, mas os pioneiros na flauta doce fomos nós."
(Professora: Edineia da S. Cortonez Vieira, 08/2013)






  CONFERÊNCIA CONAE 2014(Hino Nacional Brasileiro)



.






Nenhum comentário:

Postar um comentário